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Supervisão Escolar

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 13h23

     A Seção de Supervisão Escolar (Spvs Esc) do Colégio Militar de Campo Grande tem como objetivo principal atuar de forma proativa na promoção do aprimoramento de aprendizagem.

 

     A equipe da Spvs Esc do CMCG faz uso das técnicas de supervisão, quais sejam: visitas, reuniões pedagógicas, entrevistas e observações. É de responsabilidade da Spvs Esc coordenar todas as ações pedagógicas do Colégio, Assim, a seção assessora o Chefe da Divisão de Ensino (Div Ens) nos assuntos relativos ao processo de ensino-aprendizagem e tem, basicamente, como competências:

  1. coordenar e supervisionar as atividades de ensino e aprendizagem, com o apoio dos demais setores da Div Ens;
  2. orientar e coordenar o trabalho dos docentes;
  3. promover e incentivar a atualização pedagógica e o aperfeiçoamento sistemático dos docentes;
  4. coordenar a elaboração do Plano Geral de Ensino (PGE), com o apoio dos demais agentes de ensino.
  5. discutir, junto ao corpo docente, o projeto pedagógico do Colégio e propor atualizações deste, no marco operacional, caso seja necessário, para atender a regionalização do CM;
  6. coordenar a execução dos Planos de Sequência Didática (PSD), dos Planos de Execução Didática (PED), dos Planos de Aula (PA), dos programas e estágios desenvolvidos sob a responsabilidade da Div Ens e Corpo de Alunos (CA);
  7. prestar assistência pedagógica direta aos professores, por meio da observação de aulas, entrevistas, reuniões de trabalho e outros meios, especialmente em relação:
    1. ao acompanhamento da escolha e utilização do livro didático, paradidático e outros recursos didáticos, em consonância com os coordenadores de disciplina;
    2. ao apoio na adoção de estratégias e medidas destinadas a melhorar a aprendizagem dos alunos, de modo a prevenir a exclusão e promover a inclusão;
    3. à realização de projetos conjuntos entre os professores;
    4. às práticas de avaliação de aprendizagem, incluindo a elaboração e seleção de instrumentos;
  8. contribuir com o processo de avaliação do corpo docente, realizando entrevistas, assistindo às aulas e preenchendo as Fichas de Observação de Atuação Docente (FOAD);
  9. coordenar as ações das Coordenações de Ano Escolar, dos CGD e da Subseção de Aprendizagem Mediada por Tecnologias (SAMTec).
  10. realizar o acompanhamento do processo de avaliação da aprendizagem (procedimentos, resultados, formas de superação de problemas), juntamente com a Seção Psicopedagógica e a Seção Técnica de Ensino;
  11. promover a criação e o desenvolvimento de clima de trabalho cooperativo e solidário entre os membros da equipe;
  12. estimular, junto à Divisão de Ensino, o aperfeiçoamento / capacitação do corpo docente (cursos internos/externos) em suas respectivas áreas do conhecimento e/ou em outras que estejam alinhadas com o projeto pedagógico do sistema.

     Entende-se, então, que o trabalho do Supervisor Escolar influencia diretamente o dia a dia de professores e alunos. Saber mediar as práticas do professor exige do supervisor uma avaliação sistematizada e constante da atuação do docente. Deste modo, compete-lhe fazer a leitura dos percursos de vidas institucionais, provocar a discussão e a negociação de ideias; promover a reflexão e a aprendizagem em equipe, organizar o pensamento e as ações coletivas, assim como as individuais. Trata-se de uma ação que procura, junto com o corpo docente, coordenadores de anos, coordenadores de disciplinas, as seções de ensino e demais órgãos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, melhorar e aperfeiçoar as relações dentro do colégio, visando ao aprimoramento deste processo.

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